Não é através de mentiras e trotes que a Ufologia será reconhecida. Crédito: NowPublic
A contra-informação anônima
Na última semana surgiu uma nota em diversos sites sobre um cartaz, com quatro itens que, segundo se afirma, seriam possivelmente do grupo denominado na Internet como Anonymous -
Batizado como Operation UFO [UFO Operação], teria como suposto objetivo "convencer o mundo de que os UFOs e extraterrestres existem" e o trote estaria marcado para este domingo, 22 de maio, ao redor das 20h00 no horário norte-americano. No entanto, o mais curioso é que dão como fato que seus integrantes conhecem em profundidade o Fenômeno UFO.
O jornalista e pesquisador Yohanan Díaz Vargas, consultor da Revista UFO no México e que nos repassou a informação, foi taxativo: "Se deram a conhecer o plano pública e antecipadamente o impacto não será o mesmo. Seria como se os EUA tivessem avisado, por exemplo, do ataque ao esconderijo de Osama Bin Laden no Youtube, dias antes da ultra-secreta operação no Paquistão", comparou.
Ele analisou o caso. "Precisamos salientar que uma maneira destas de convencer ao mundo da existência dos aliens não seria das melhores, mas sim a pior das opções (hoax ou fake) de fazê-lo, a mentira. Devemos estar conscientes de que quem difundiu isso não caiu em si que os usuários da Internet já sabem do engodo que vai ocorrer", disse Vargas.
E completou: "Para mim, está claro se tratar de uma campanha de desinformação e desprestígio, que devemos deter e não fazer parte dela. Sequer creio que por trás disto tenha gente do Anonymous original, que não possui ligação nenhuma com Ufologia. Isto é uma campanha grotesca e viral".
Nota: O termo lulz utilizado no primeiro parágrafo do cartaz significa "o ato de entreter-se com o infortúnio dos outros".
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira
Consultor da Revista UFO Brasil
No comments:
Post a Comment